quarta-feira, 9 de maio de 2007

Encontro do Bioma Pampa


2º ENCONTRO DE ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS DO BIOMA PAMPA11, 12 E 13 DE MAIO DE 2007

Tourit Execuvite Hotel - Br116, Km 521 Pelotas-RS

domingo, 6 de maio de 2007

Programa Hoctempore dia 05/07

PROGRAMA HOCTEMPORE
DIA 05 de maio de 2007 – SÁBADO
RÁDIO COM 104,5 FM
Apresentação e Produção: Pablo Lisboa, Melina Félix, Sandro Miranda e Bernardo Vaz.
Operação Técnica: Danilo Ferreira

II CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS MULHERES
Fim de semana passado, dias 27 e 28, ocorreu a II Conferência Municipal das Mulheres, com organização da Prefeitura- Secretária de Políticas Especiais e do Conselho da Mulher, dia 27, sexta –feira , abertura com participação da delegada da delegacia da mulher, expondo sobre a lei Maria da Penha. No sábado foram discutidos temas como trabalho, saúde, educação, com enfoque de gênero foram tiradas reivindicações que serão levadas para a Conferência Estadual no dia 30 de Junho e para a Nacional dos dias 17 à 20 de Agosto.
Melina Felix – melinafelix@gmail.com

http://melina-felix.blogspot.com/

2º ENCONTRO DE ONGS E MOVIMENTOS SOCIAIS DO BIOMA PAMPA, DIAS 11, 12 E 13 DE MAIO
Durante o próximo final de semana, nos dias 11, 12 e 13 de maio, aconte em Pelotas o 2º Encontro da Rede de Ongs e Movimentos Sociais do Bioma Pampa. As incrições podem serem feitas em http://encontrobiomapampa2007.blogspot.com/ A construção do encontro é da REDE BIOMA PAMPA que conta com entidades do estado do Rio Grande do Sul e articula-se de forma transfronteiriça com o Uruguay, Argentina e Paraguai. Trata-se de um encontro com debate de estratégico das ações da sociedade civil em relação ao modelo de desenvolvimento do pampa, superando o mero ativismo polítco. A programação do encontro será disponibilizada a partir de segunda feira aqui na página do PROGRAMA HOCTEMPORE, mas o cartaz prévio do encontro pode ser visto em http://pablolisboa-culturalivre.blogspot.com/
Sandro Miranda - sandro.aa.miranda@gmail.com

Programa em podcast

O programa Hoctempore diponibiliza edições especiais no endereço http://hoctempore.podomatic.com/ O primeiro programa é sobre o FISL 8.0 (Fórum Internacional de Software Livre) acontecido em Porto Alegre em abril deste ano. A iniciativa foi a solução encontrada para espraiar a comunicação do programa, bem como disponibilizar produções diferentes das que os ouvintes escutam no programa rotineiro, que vai ao ar pela RádioCOM 104,5Fm todos os sábados entre 11:30 e 12:00 e pode ser escutado em www.radiocom.org.br No primeiro programa a produção e apresentação ficaram a cargo de Bernardo Vaz e Pablo Lisboa.
Bernardo Vaz – berharp@gmail.com
ATES TERÁ CURSO DE INCLUSÃO DIGITAL PARA GARIS ASSOCIADOS DA COOPASUL
Numa parceria entre a ATES (associação do trabalho e Economia Solidária) e a COOPASUL, acontece na semana que vem, a partir do dia 14 de maio, curso de inclusão digital para os Garis que são associados da COOPASUL em Pelotas.
A ATES disponibiliza o curso, através do telecentro Petrobras, localizado na rua General Osório 1090 e considera importante que os trabalhadores da limpeza das ruas possam ser inseridos na era do que se convencionou chamar de TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação. O curso está previsto para a semana que vem, sendo as turmas constituidas na sua totalidade pelos Garis da COOPASUL. Esta informação também pode ser vista em http://ates-ong.blogspot.com/

terça-feira, 24 de abril de 2007

Encontro Bioma Pampa

Nos dias 11, 12 e 13 de maio de 2007 ocorrerá em Pelotas o II Encontro da Rede de ONGs e Movimento Sociais do Bioma Pampa, evento organização pela Rede Bioma Pampa, pela Associação Hoc Tempore e pelo Ministério do Meio Ambiente, onde serão debatidos, dentre outros temas, estratégias de desenvolvimento para a região do Bioma. Paralelamente ocorrerá uma reunião da Rede Gaúcha de Agendas 21 Locais. Maiores informações poderão ser obtidas pelo endereço:

http://encontrobiomapampa2007.blogspot.com/

As incrições deverão ser realizadas pelo endereço:
encontrobiomapampa2007@gmail.com
Na mensagem de inscrição deve constar os seguintes dados:
Nome
Entidade
Cidade
E-mail
Telefone

sábado, 7 de abril de 2007

Programa : Cultura do remix

PROGRAMA HOCTEMPORE - DIA 07 DE ABRIL DE 2007 - SÁBADO
RÁDIOCOM 104,5 FM
NA TÉCNICA: PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO: PABLO LISBOA, JAQUE MACHADO, BERNARDO VAZ, MARCELO VAZ E MELINA FÉLIX
TEMA: "A CULTURA DO REMIX"
APRESENTAÇÃO
A cultura do REMIX está aí para acabar, ou estreitar a distância entre, criador e consumidor de cultura. É o 'novo' hábito de quem vive a cibercultura nos seus desdobramentos. O enfraquecimento dos meios de comunicação, que antes eram soberanos e agora se vêem ameaçados, está em curso para o desaparecimento do pôlo emissor da informação. Agora qualquer computador é um pôlo emissor, ou mais uma célula do grande tecido da cibercultura.Estas mudanças estão dentro de uma quebra de paradigmas, que podem, tanto se incorporar no aquecimento da economia global no fomento ao capitalismo cibernético, como democratizar não só o aceso a informação, mas a emissão da informação com eco planetário. O importante é percebermos que a emissão da informação é elasticamente mais importante que o aceso a ela, no sentido do poder político. Os movimentos de democratização da comunicação começam a embarcar neste barco e navegam através da internet na perspectiva de emitirem informação para serem percebidos e reconhecidos por todos.

Dicas para compartilhamento

Música: A banda Pernambucana: MOMBOJÓ, disponibilizou seu primeiro disco, "Nadadenovo", para download gratuito na internet, incluíndo faixas abertas para remix, através da licença Creative Commons(CC). Muitas outras bandas e artístas estão aderindo ao CC como forma de estimular o conceito de cultura que engloba: Conhecimento compartilhado, generosidade intelectual e construção coletiva. O ministro Gilberto Gil tem sido fundamental neste processo como artísta e como estadista. O projeto "Pontos de cultura", do Minc, tem trabalhado no sentido de dar o suporte básico para que a cultura local possa se expressar e se difundir em escala mundial. Fica a intensão de trocar um modelo de "um-para-muitos" pelo modelo "todos-para-todos".
Livro: Destaca-se na área da literatura livre, o livro "Cultura Livre" de Lawrence Lessig que é professor Norte Americano e remonta a 1997 suas primeiras análises a respeito da internet. "Cultura Livre", de 2004, EUA, é o terceiro livro que este autor lançou do tema. O primeiro tratava do "código" e o segundo da expansão desmensurada dos direitos autorais e do modo como o espaço para a cultura comum, (commons) fica mais reduzido. Esta obra fala sobre a luta pela evolução tecnológica ao longo do século XX e da "cultura remix", "a cultura da colagem, é a cultura como materia-prima da própria cultura" nas palavras de Ronaldo Lemos que é quem abre este livro.

Partido da Suécia defende compartilhamento

PARTIDO POLÍTICO DA SUÉCIA DEFENDE O COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS VIA INTERNET
Partido Pirata da Suécia levou 34.918 votos e não entrou no parlamento devido a cláusula de barreira suéca. As informações são de matéria que saiu na revista Superinteressante especial de dezembro de 2006, onde divulga o partido pirata da suécia. Capitalizado e coordenado pelo ex-microsoft, Rick Falkvinge, que concorreu a deputado em setembro de 2006, o Piratpartiet defende uma só bandeira e plataforma política: liberar totalmente a distribuição e captura de arquivos na internet. Além da Suécia. Também a França, Itália, Bélgica e Espanha estão fundando seus partidos piratas. No Orkut, existem algumas comunidade que defende a descriminalização na rede, com comunidades como: PIRATARIA: descriminalização, criada recentemente, descriminalizem a pirataria, com 2.214 membros e Onde baixar o arquivo, com 7.266 membros. Todas elas debatem o tema da pirataria pelo prisma da liberação de dowloads e uploads, ou seja, baixar e disponibilizar arquivos via internet. Deve ser direito de todos o compartilhamento de informações via internet, seja fazendo upload ou download, no âmbito privado. das duas, uma: ou se libera o compartilhamento de arquivos na internet, ou então se aboliciona as comunicações privadas.

Direito autoral em debate

DIREITO AUTORAL EM DEBATE
Com a proposta de desenvolver um fórum de discussão para auxiliar a elaboração da política de Direitos Autorais e do Plano Nacional de Cultura (PNC), o Ministério da Cultura realizou nos dias 12 e 13 de dezembro do ano passado, o Seminário Nacional sobre os Direitos Autorais e o Papel do Estado. O ministro Gilberto Gil, participou do evento que aconteceu em Brasília.
Os principais temas do evento foram: o Domínio Público, limitações e exceções aos direitos autorais, as novas formas de licenciamento, as medidas tecnológicas de proteção, a gestão coletiva de direitos autorais e o registro de obras intelectuais protegidas.
Dentro do contexto deste debate, faz valer que em 19 de fevereiro de 1998, entrou em vigor a LEI Nº 9.610, que alterou, atualizou e consolidou a legislação sobre direitos autorais e deu outras providênicas. Nesta lei, se destaca o capítulo III que fala sobre o registro das obras intelectuais e seu artigo 18º, que diz que " A proteção aos direitos de que trata esta Lei independe de registro."
Ora! Não seria a natureza da produção intelectual não-proprietária?Infelizmente não é o que entendem os legalistas que ordenaram esta lei!!! não deveria ser de patrimônio da humanidade o canto do pássaro e o canto do gil? Entendendo melhor esta lei: A propriedade intelectual é irrestrita, mesmo que o autor não queira. Se ele quiser que outros se apropriem de sua obra, terá que juridicamente determinar isso. Mesmo que\ndevesse ser ao contrário: se eu quiser eu protejo minha obra! Devido a medidas como esta é que se faz tão importante que outra "chancela" de resgistro seja criada, para que desde o primeiro registro da obra, ela seja livre e compartilhavel. Para isso temos o Creative Commons que tem licenças flexíveis com relação a obras intelectuais

sábado, 17 de março de 2007

Apresentação

A organização não governamental HOC TEMPORE surgiu no final de 2004. Representa o pensamento coletivo de um grupo de pessoas interessadas em fortalecer o terceiro setor. Atua nas areas do gênero, direitos humanos, mídia alternativa e ambiental. O nome quer dizer POR TODO TEMPO. Nossa estratégia para mudança e um mundo melhor passa por incidir na realidade social, através da formulação de ações por meio de políticas públicas e projetos técnicos.