sábado, 7 de abril de 2007

Dicas para compartilhamento

Música: A banda Pernambucana: MOMBOJÓ, disponibilizou seu primeiro disco, "Nadadenovo", para download gratuito na internet, incluíndo faixas abertas para remix, através da licença Creative Commons(CC). Muitas outras bandas e artístas estão aderindo ao CC como forma de estimular o conceito de cultura que engloba: Conhecimento compartilhado, generosidade intelectual e construção coletiva. O ministro Gilberto Gil tem sido fundamental neste processo como artísta e como estadista. O projeto "Pontos de cultura", do Minc, tem trabalhado no sentido de dar o suporte básico para que a cultura local possa se expressar e se difundir em escala mundial. Fica a intensão de trocar um modelo de "um-para-muitos" pelo modelo "todos-para-todos".
Livro: Destaca-se na área da literatura livre, o livro "Cultura Livre" de Lawrence Lessig que é professor Norte Americano e remonta a 1997 suas primeiras análises a respeito da internet. "Cultura Livre", de 2004, EUA, é o terceiro livro que este autor lançou do tema. O primeiro tratava do "código" e o segundo da expansão desmensurada dos direitos autorais e do modo como o espaço para a cultura comum, (commons) fica mais reduzido. Esta obra fala sobre a luta pela evolução tecnológica ao longo do século XX e da "cultura remix", "a cultura da colagem, é a cultura como materia-prima da própria cultura" nas palavras de Ronaldo Lemos que é quem abre este livro.

Um comentário:

Lucio disse...

Show de abertura do Fórum Internacional de Software Livre

O ingresso é gratuito.

http://www.tangolomango.com.br/crieitivecomo/Musica.aspx

Dia 12 de abril às 20h
Local: http://www.tangolomango.com.br/crieitivecomo/Localizacao.aspx

O show deste ano é de alto poder combustível. A festa, que acontece no dia 12 de abril, às 20h, no Teatro do Sesi, será aberta pelas guitarras, scratches, rap, samba e jovem guarda do grupo Bataclã FC de Porto Alegre, que apóia o software livre. A festa também será embalada pelas guitarras, computadores e cavaquinhos da banda pernambucana Mombojó, uma das primeiras no país a aderir à tendência de se fazer música com produção e distribuição independentes, e a disponibilizar em seu site o download gratuito de suas criações, e arquivos de faixas sob a licença Creative Commons. O VJ pixel, primeiro VJ brasileiro a trabalhar em uma plataforma inteiramente livre, fará a ambientação visual de todo o show, acompanhado do criador do software livre LiVES, VJ Salsaman, do Reino Unido, em sua única apresentação no Brasil.

O DJ Dolores também apresentará sua fusão de música eletrônica com ritmos regionais do Nordeste. E, para completar, estarão no palco os DJs Lucio K, do Rio de Janeiro, e JC, da África do Sul, vencedores do primeiro concurso Overmix de música eletrônica, promovido pelo Overmixter, através do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV e do Overmundo, em parceria com o ccMixter/África do Sul.

Lucio Uberdan
www.relatividade.wordpress.com